content="yO53PzdKAZdQz5QECy1UUpdSuL3RYB0vbIsos_lL0dw'/> EU E UMA ORTOGNÁTICA: O QUE É CIRURGIA ORTOGNÁTICA?

Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O QUE É CIRURGIA ORTOGNÁTICA?

Saúde & Lazer  
14-Mai-2008

A Cirurgia Ortognática é importante  na correção de diversas irregularidades faciais e desarmonias dos maxilares.  Para esclarecer dúvidas sobre esta especialidade  entrevistamos o Dr. Fernando Reis, que  é Cirurgião-Dentista, especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e  em Farmacologia Clínica.
1) Como se sabe se o encaixe dos dentes estão perfeitos?
Os sinais que os dentes não estão com encaixe perfeito podem ser: mordida aberta (espaço entre os dentes de cima e os dentes de baixo, quando a boca está fechada); quando a pessoa tem dificuldade de mastigação ou de morder alimentos; dificuldade de deglutição;  problemas de fala;  dor crônica nas articulações temporo-mandibulares (à frente do ouvido); respiração pela boca e boca seca.
2)Algumas pessoas nascem com deformidade dentofacial  ou isso acontece com o tempo?
O fator genético é o que mais predomina nas deformidades.  Por isso é muito importante que se analise a face dos pais, pois pelo menos um deles ou os avós podem apresentar algum tipo de discrepância ou deformidade. 
3)Como os pais podem detectar deformidades dentofacial em seus filhos e o que eles podem fazer enquanto eles não adquirem a idade indicada para uma operação?
Os pais percebem a medida que os filhos crescem, principalmente na puberdade, nesta fase a criança cresce rapidamente e os maxilares  se desenvolvem estabelecendo o tipo de padrão facial.  Nesta fase dá para perceber se o queixo do filho é muito para frente ou para trás, se o rosto está torto e se ele não consegue mastigar.  Normalmente, nesta fase,  a criança ainda não tem idade para ser operado e por isso deve ser encaminhado para o ortodontista onde usará aparelho dentário, que vai alinhar e nivelar o dente. Só poderá ser operado após o término do chamado crescimento puberal.
4) Em quais casos a cirurgia ortognática é recomendada?
A Cirurgia Ortognática  é recomendada nos casos em que não se consegue a correto encaixe dos dentes, uma boa harmonia da face, fonação adequada (emissão corretas das palavras), triturar bem os alimentos ou uma má deglutição (engolir corretamente os alimentos) apenas com o uso de aparelhos ortodônticos ou dentários.  Há casos mais delicados, denominados assimetrias, discrepâncias ou deformidades dentofaciais que necessitam do auxílio de um cirurgião buco-maxilo-facial para que essas situações sejam resolvidas cirurgicamente através da Cirurgia Ortognática.
5) É necessário  colocar aparelho com o ortodontista antes da cirurgia?
Sim, tanto antes quanto após a cirurgia, em praticamente todos os casos, existe a necessidade da ortodontia pré-cirurgica para que sejam realizados os procedimentos de alinhamento e nivelamento dos dentes. Mas, é bom lembrar que há situações delicadas, como, por exemplo, as deformidades severas, onde há uma exceção e operamos sem o preparo ortodôntico prévio. Isso acontece com raridade e há um acordo entre cirurgião, ortodontista e paciente.
6) Como é a Cirurgia Ortognática?
A Cirurgia Ortognática é a área da Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial que tem como objetivo corrigir alterações na relação entre os dentes superiores e inferiores através do reposicionamento dos ossos da face (maxilar e mandíbula). Da mesma forma que um dentista Ortodontista corrige a posição dos dentes, o Cirurgião Bucomaxilofacial usa a Cirurgia Ortognática para reposicionar a maxila ou a mandíbula.
7) É necessário internação?
Por se tratar de uma cirurgia de grande porte, é necessária sim a internação hospitalar e a anestesia geral.  O tempo da cirurgia varia de 1 (uma) a 6 horas, dependendo do caso.
8) Como é o pós-operatório?
O pós-operatório não é dolorido, pois existem excelentes medicamentos analgésicos no auxilio a dor e a infecção. Nas primeiras semanas há um inchaço considerável e em 30 dias o paciente pode retornar as atividades normais, porém sem esforço físico. Neste período é necessária uma alimentação liquida pastosa e hipercalórica, para a reposição rápida dos sais minerais, vitaminas e ferro. 
9) Qual o tipo de profissional que pode realizar essa cirurgia?
É realizada estritamente por cirurgião-dentista, especializado em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial. 
10)Quais os benefícios da cirurgia?
Os benefícios do tratamento ortodôntico-cirúrgico são muitos, entre eles: melhora na relação ou encaixe entre os dentes, músculos e esqueleto facial; melhora da respiração; melhora do posicionamento da musculatura do pescoço; melhora do pocionamento da língua; melhora da fonação e da articulação das palavras; melhora da oclusão e da articulação temporomandibular; melhora da mastigação e da digestão; trás harmonia na aparência facial e melhora inclusive o relacionamento Social.

Um comentário:

  1. No caso de quem além da cirurgia, necessite também necessite fazer implantes, o que é adequado fazer primeiro? meu email é: stellastar179@hotmail.com

    ResponderExcluir